Cartão de Cidadão

Envio por DHL  |  Levantamento

O Consulado-Geral de Portugal em Zurique envia o cartão de cidadão (CC) por DHL para a morada do utente, mesmo que a carta PIN indique "CONS GERAL PORT ZURIQUE" como local de levantamento. A pedido do próprio, o documento também poderá ser levantado nas instalações do Consulado em Zurique.

Os cartões de cidadão enviados por DHL não estão ativados para uso eletrónico (com leitor de smart-card e códigos da carta PIN).

Quando desejada, a ativação pode ser feita pelo titular, presencialmente e sem marcação prévia, no Consulado em Zurique.

Ativação do CC também pode ser feita online

Se renovar o seu Cartão de Cidadão e recebê-lo por correio/DHL, pode ativar os certificados digitais na aplicação móvel Autenticação.gov, de forma imediata e sem necessidade de se deslocar ao Consulado, ou a um serviço de Registo.

A ativação do certificado de autenticação e do certificado de assinatura digital permite utilizar o Cartão de Cidadão inserido num leitor de cartões, para se autenticar nos canais digitais do IRN, acessíveis no Portal da Justiça, e realizar online diversos serviços.

Para mais informações, consulte a página do Instituto dos Registos de do Notariado.

Levantamento do CC no Consulado

Quando é acordado o levantamento do CC no Consulado, é obrigatória a apresentação da carta PIN enviada pelos serviços do CC em Portugal para a morada indicada no momento do pedido. Se pedir/renovar cartão de cidadão em Portugal, indique - sempre que possível - a sua morada da Suíça e refira que pretende levantar o mesmo no Consulado-Geral de Portugal em Zurique.

O Cartão de Cidadão pode ser levantado:

  • pelo titular*, que deverá também apresentar o Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão anterior para inutilização;
  • por um terceiro desde que seu familiar directo (pai, mãe, irmão maior de idade, avô, avó, cônjuge). Este deve ser identificado no acto do pedido do CC pelo cidadão requerente. Caso não seja possível, poderá ainda ser identificado no acto do levantamento mediante a apresentação do respectivo documento de identificação e da autorização escrita do cidadão requerente.

O Consulado disponibiliza, de seguida, as minutas de autorização a utilizar quando terceiros pretendem levantar CC de maiores de idade (L-Geral) e/ou de menores de idade (L-Menor):

* ATENÇÃO: O Cartão de Cidadão renovado online não pode ser levantado por uma terceira pessoa. Apenas pelo(a) próprio(a).

No momento do levantamento, o requerente é solicitado a validar e confirmar todos os dados constantes do documento antes de ser feita a respectiva activação.

Os menores de 12 anos terão de ser acompanhados pela pessoa que tem as responsabilidades parentais, munida de identificação válida (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte).

A activação da assinatura electrónica só é acessível a cidadãos que tenham completado 16 anos de idade, não pode ser activada para cidadãos com necessidades especiais de acompanhantes e não é activada quando o CC é entregue a um terceiro. 

O Cartão de Cidadão pode ser levantado no Consulado de segunda a sexta-feira, entre as 8.30 e as 15.30, no máximo até um ano após a emissão da carta PIN.


Mais informações na página do Cartão de Cidadão.